Informativo semanal de noticias

segunda-feira, 31 de julho de 2017

AGENDA CULTURAL: Igarassu realiza Semana Municipal de Capoeira.


6ª SEMANA MUNICIPAL DA CAPOEIRA, IGARASSU (PE)
No período de 01 a 07 de agosto de 2017 será realizada, em Igarassu (PE), a 6ª Semana Municipal da Capoeira. O evento, que já se tornou parte do calendário cultural do Município, é realizado pelo grupo de capoeira Pele Negra, com apoio da Prefeitura de Igarassu. Além de Pernambuco, contará com a participação de representantes de seis estados do Nordeste: Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Bahia.
A Roda de Capoeira – inscrita pelo Iphan, desde 2008, no Livro de Registro das Formas de Expressão –, é uma manifestação cultural presente hoje em todo o território nacional e em mais de 150 países. Em 2014 foi reconhecida, pela Unesco, como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. E o município de Igarassu mantém uma relação histórica muito forte e significativa com este magnífico símbolo brasileiro, mas que atualmente carece de contextos mais favoráveis a sua valorização e apropriação por parte da sociedade. Daí a importância de realizar, anualmente, a semana da capoeira, que acontece em diversos espaços do centro da cidade e também em escolas de comunidades rurais.
Nos sete dias do evento, de manhã e à tarde, serão realizadas diversas oficinas, rodas de conversa com mestres e convidados, palestras e apresentações da música e dança da capoeira. Na sexta-feira, 04 de agosto, à tarde, haverá um momento na Casa do Patrimônio do Iphan em Igarassu (PE), ocasião em que será realizada oficina com alunos de escolas públicas do Município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário